A água potável foi um recurso natural abundante até o final do século passado, mas hoje sofre grande escassez, por causa do clima quente, da população mundial crescente e a decorrência poluição deste bem. Com esse cenário, formas de economizar água se tornam não só vantajosas, mas necessárias.

Já é sabido que a agricultura é um setor imprescindível para o abastecimento mundial de alimentos e a irrigação é o insumo que mais desperdiça outro recurso essencial à vida: a água. A (ONU) Organização das Nações Unidas indica que por volta de 70% de toda a água disponível no mundo é direcionada para a irrigação. No ano de 1940, cultivadores ingleses perceberam que o processo de cultivo da época consumia uma quantidade exagerada de água e que esse excesso não resultava em boas colheitas. E assim surgiu a irrigação por gotejamento. Mas somente vinte anos depois o sistema tornou-se viável, por causa da criação do polietileno.Tachas Preta Sandália Tachas Comfortflex Sandália Preta Sandália Comfortflex Comfortflex Ww8qO0FAZW

De início os produtores hesitaram em considerar a eficácia do processo. Entretanto, depois de anos de pesquisas, as inúmeras vantagens do sistema de gotejamento foram comprovadas, tornando-o a principal forma de irrigação em várias plantações ao redor do mundo.

Essa ideia nasceu no deserto de Israel

Tanto se fala que esta tecnologia nasceu em Israel e aplicada no Deserto de Negev, no qual foi berço para diversas empresas na realização de experimentações e técnicas de irrigação. O índice médio de chuva em Israel é em torno de 600 mm/ano, enquanto que em solo brasileiro a média é de 800 mm/ano. O grande desafio dessas empresas, era o cultivo de alimentos em um dos locais mais secos do mundo. Sendo assim, os israelenses desenvolveram tecnologia própria, e que futuramente tornou-se produto de exportação. Após a descoberta, do efeito de gotejamento lento e balanceado resultava em um crescimento extraordinário das plantas, Simcha Blass, engenheiro hídrico veterano israelita, levou décadas tentando transformar sua descoberta em realidade.

Listamos nesse artigo alguns dos diversos benefícios comprovados dessa forma de irrigação.  Acompanhe!

 

A irrigação por gotejamento economiza água

A irrigação por gotejamento gasta muito menos água do que os outros sistemas existentes, e é cerca de 90% mais eficiente. O sistema funciona da seguinte forma: a água escorre de forma lenta, através de canos e mangueiras com gotejadores que se estendem em linhas próximas às raízes A plantação é irrigada moderadamente, fornecendo a quantidade precisa de umidade para o bom desenvolvimento das plantas.

Une irrigação e fertilização

Esse método aumenta a produção e o rendimento das plantas, assim é possível manter o controle da quantidade exata de água e fertilizantes que a plantação necessita. O processo se torna mais prático e barato – você evitará o desperdício e economizará 50% com adubos – e essas duas etapas podem ser feitas em conjunto, sobrando tempo para exercer outras atividades na lavoura.

Evita a dispersão de nutrientes

Precisão: a irrigação por gotejamento permite que a planta receba a quantidade exata de água para o seu eficaz desenvolvimento.

Os processos de irrigação tradicionais como aspersão e inundação, além de aplicarem água em excesso, muitas vezes não irrigam as raízes das plantas que ficam em linhas dispersas. Causando a lixiviação dos fertilizantes e dos produtos aplicados no solo necessários para o bom desenvolvimento das plantações.

A irrigação por gotejamento também evita a infiltração de adubos, pesticidas e herbicidas no lençol freático, sendo assim a opção mais sustentável.

Reduz a incidência de doenças

A irrigação por gotejamento é aplicada de forma radicular, junto às raízes, diminuindo assim o surgimento de doenças folheares e no caule, causadas por fungos que se reproduzem com a umidade não monitorada em toda a planta.

É ideal para solos com baixa infiltração

O sistema de gotejamento funciona muito bem em solos com baixa infiltração, pois a água pode ser despejada de forma amenizada para que dê tempo ao solo de absorvê-la, reduzindo ou eliminando o escorrimento superficial.

Com os benefícios listados acima acreditamos que você deve está interessado em implantar a irrigação por gotejamento, certo? Esse é um processo totalmente sustentável, econômico e eficaz, que funciona muito bem na maioria dos cultivos, como: hortaliças, frutas, cereais, flores, vinhedos, entre outros. Produzir mais com menos recursos é um dos principais fatores de sobrevivência no mercado competitivo.

Quer mais dicas sobre irrigação? Confira o nosso artigo sobre a importância da água na agricultura!