Forrada Quality Bota Camurça Bota Quality Lã Shoes Preto em FIBw7nxq5E
Clima

2 MZ18 Mizuno Tênis Preto Tênis e Mizuno Strike Prata RrtXtqx

A geada é um fenômeno muito conhecido pelo produtor rural, causando grande preocupação devido aos prejuízos econômicos que provoca na lavoura. No Brasil, é um fenômeno frequente nos estados de Minas Gerais (região sul), São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Tênis MZ18 Mizuno Mizuno Strike Preto 2 Prata Tênis e Definida como o congelamento dos tecidos vegetais que provoca a morte das plantas ou suas partes (folhas, ramos, frutos, caule), em função da baixa temperatura do ar, que atinge 0°C, havendo ou não a formação de gelo sobre os tecidos.  A suscetibilidade das culturas agrícolas às geadas varia com a espécie e com a fase fenológica no momento da ocorrência.

Os tipos de geada são definidos de acordo com a sua formação ou pelo aspecto visual. Confira abaixo como elas se formam, suas aparências e também como minimizar os impactos que ela causa na lavoura.

Como se formam?

  • Geada de advecção ou de vento frio: são provocados por ventos fortes e constantes, com temperaturas muito baixas durante muitas horas seguidas. O ar frio irá ressecar a folhagem e causar a sua morte. A advecção de ar frio resulta da entrada de massas de ar frio, provenientes da região polar.

Fonte: Esalq/USP.

  • Geada de radiação: ocorre quando há resfriamento intenso da superfície por perda de energia em noites de céu limpo, provocado por um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens no céu facilitando a perda de radiação da superfície para a atmosfera.

Fonte: Dario Lins.

  • Geada mista: situação em que ocorre os dois processos anteriores sucessivamente, ou seja, entrada do ar frio e seco que estagna sobre a região favorecendo intensa perda de energia durante a noite.
  • Geada de canela: provocada pelo vento que sopra morro abaixo em noites de intenso resfriamento da superfície. O vento congela a seiva que passa pelo caule das plantas próximo ao solo (“canela” da planta), assim os vasos condutores de seiva nessa região são necrosados, aparentando cor escura.

Os aspectos visuais

  • Geada negra: ocorre quando umidade do ar está baixa e a perda radiativa é intensa, causando um forte resfriamento a ponto de chegar a temperatura letal da planta. Em função da baixa umidade no ar não há deposição de gelo.

Fonte: Gazeta do povo.

  • Geada branca: ocorre quando o intenso resfriamento noturno provoca o congelamento sobre as plantas, com deposição de gelo. Nesse caso, a atmosfera está úmida e provoca a condensação o vapor d’água com a liberação de calor latente, fato que ajuda a reduzir a queda de temperatura. Assim a geada branca se torna menos severa que a geada negra.

Fonte: G1

Agravantes naturais da geada

Existem aspectos gerais da área que facilitam o acúmulo de ar frio, favorecendo a formação de geada, como a vegetação fechando a saída da bacia hidrográfica.

  • Vegetação de porte alto à jusante: favorece o acúmulo de ar frio na área destinada a plantio de culturas perenes. Nesse caso deve ralear a mata ciliar na beira do rio para que o escoamento do ar frio passe entre as árvores.
  • Vegetação de porte baixo à montante: favorece o escoamento de ar frio pela encosta provocando a geada de canela. Para evitar o escoamento de ar frio sobre a encosta, deve-se plantar árvores e arbustos nas beiradas do campo.

a) Disposição ideal da vegetação e b) disposição a ser evitada nas diferentes configurações do terreno.

Fonte: Livro Meteorologia Agrícola. Esalq/US

Como minimizar os efeitos da geada

É possível minimizar os efeitos causados pela geada através das seguintes práticas:

  • Planejamento do local e semeadura

Visa analisar dados climáticos do local e variedade a ser cultivada, possibilitando a escolha de locais e época de plantio/semeadura de modo a se evitar os períodos mais críticos com relação a ocorrência de geadas.

  • Utilização de variedades resistentes

Tênis Mizuno Prata Strike Mizuno 2 Preto Tênis MZ18 e Prata 2 Mizuno Preto Strike Tênis e Tênis MZ18 Mizuno Para uma mesma cultura as variedades podem apresentar diferentes tolerâncias ao frio. O conhecimento das temperaturas letais para as diferentes variedades cultivadas, tanto anuais como perenes, possibilita a escolha daquelas mais adequadas para a região.

  • Nebulização artificial da atmosfera

Aplicação de neblina artificial sobre a cultura de modo a reduzir a perda de energia pela a superfície, evitando o resfriamento intenso.

  • Irrigação

Aplicação de água por aspersão na cultura durante a noite da geada em uma taxa de 2 a 6 mm/h. Quando a água congela libera calor latente, reduzindo o resfriamento e mantando a temperatura por volta de 0°C.

  • Uso de coberturas protetoras.

Utilização de coberturas plásticas que proporcionam condições microclimáticas adequadas para os cultivos em épocas de ocorrência de geada.

  • Ventilação forçada

Consiste em misturar o ar da atmosfera mais quente (acima) com o ar mais frio (abaixo), pois nas noites de inverno ocorre a inversão térmica, com a superfície sendo mais fria que as camadas de ar mais altas. Para aplicar esse método é necessária a instalação de grandes ventiladores acima da cultura, porém só é aplicável em pequenas áreas planas.

 



Descrição

Tênis Mizuno MZ18-Strike 2 Indicação: Running/Casual Perfil: O Tênis Mizuno MZ18-Strike 2 tem o cabedal em mesh e material sintético com tecnologia AIRmesh. Possui entressola em EVA para maior ...

Fale Conosco (Whatsapp)
2 MZ18 Mizuno Tênis Preto Tênis e Mizuno Strike Prata RrtXtqx 2 MZ18 Mizuno Tênis Preto Tênis e Mizuno Strike Prata RrtXtqx 2 MZ18 Mizuno Tênis Preto Tênis e Mizuno Strike Prata RrtXtqx 2 MZ18 Mizuno Tênis Preto Tênis e Mizuno Strike Prata RrtXtqx